O site Tricolormania entrevistou Victor Birner, comentarista da Rádio CBN. Birner é um dos maiores comentaristas do atual rádio brasileiro e também um dos torcedores mais apaixonados pelo São Paulo Futebol Clube. Nessa entrevista ele analisa o Mundial Interclubes, o Tricolor e o futebol brasileiro.
Fale um pouco sobre sua carreira de jornalista e seu atual trabalho de comentarista na Rádio CBN.
Eu trabalhei basicamente em várias rádios comunitárias. Eu fazia esse trabalho enquanto tinha outra profissão. Aí me cansei dessa outra profissão. Não me fazia feliz. Aí virei jornalista. Já estou na CBN há cinco anos e já trabalhei em diversas áreas da rádio produzindo vários programas. E depois fui colocado na condição de repórter de campo e depois comentarista, após brigar muito pra conseguir isso. Eu tento trabalhar com honestidade, de maneira correta. Tento derrubar os mitos do futebol. Pois antigamente, sem a repetição e diversas câmeras como tem hoje, quem ia trabalhar no estádio falava o que queria e você não tinha como comprovar se era verdade ou mentira. Eu trabalho com imagem e ética. Eu não trabalho com sensacionalismo, não faço média com jogadores. Sem fazer média, prefiro ficar ao lado do torcedor porque eu vim da arquibancada.
É verdade que você só fez faculdade de jornalismo (FIAM), porque era próximo ao Morumbi e você não perdia uma partida sequer do Tricolor?
É verdade sim. Eu fiz outras faculdades, um tempo uma, outro tempo outra, mas não era o que eu queria. O que me motivou é que eu adoro futebol, meus amigos, lugares aonde vou. E o São Paulo jogava a Libertadores. E eu sou São Paulino roxo, fanático, e eu não poderia, jamais, deixar de ir aos jogos do São Paulo para fazer uma faculdade. Faculdade tinha no outro ano, no outro ano, tem a vida inteira. E o São Paulo, numa disputa de Libertadores, ainda mais numa fase como aquela, numa época de Tele Santana, Raí, etc, eu tinha noção que aquilo ia passar um dia. Tinha que aproveitar ao máximo, ao limite, o que vimos naquela época, pois estávamos vendo o maior time do São Paulo de todos os tempos. Mas felizmente, esse ano, vi outra Libertadores.
O que você acha da maioria da imprensa ser corintiana? Estamos precisando de mais jornalistas São-paulinos, fanáticos, como você.
Olha, eu sou São Paulino fanático, mas eu gosto mais da verdade do que eu penso ser honesto, decente, do que do São Paulo. Eu gosto muito do São Paulo pelos títulos, patrimônio, crescimento da torcida, pelo que a torcida tem cantado e apoiado o time nos estádios. Mas eu nunca diria que a torcida do São Paulo é maior que a do Corinthians. O Corinthians só tem um grande patrimônio, a torcida. Porque estamos num mundo capitalista e estamos falando de 24 milhões de corinthianos torcedores. O que falta ao Corinthians é um estádio, falta títulos internacionais, faltam jogadores campeões mundiais, que vão jogar fora do país. O São Paulo tem tudo isso e o Corinthians não têm. Eu, muita vezes no ar, sou criticado, porque alguns colegas de trabalho, não são todos, pra agradar o mercado, fazem um oba-oba, em cima do Corinthians. Eu acho que atualmente, a torcida mais apaixonada, paixão que vem do coração, é a do São Paulo. Nos anos 70 e 80 foi do Corinthians. Nos anos 90 a do Palmeiras equilibrou e a do São Paulo estourou nos campeonatos mundiais.
Como é trabalhar com o Raí, um dos maiores jogadores da história do São Paulo?
Eu acho o maior! Não o melhor, mas o maior jogador da história do São Paulo. Ninguém chegou ao patamar do Raí. O momento do Raí, depois de ter perdido o campeonato brasileiro 1990, com parte da arquibancada achava ele muito lento, e o Raí acabou fazendo três gols na final de 1991 contra o Corinthians e no ano seguinte, fez as finais da Libertadores, campeonato paulista e Mundial. É um fenômeno! Foi pra França, representou o São Paulo como deveria, e ainda voltou em 1998, numa final perdida, numa geração que infelizmente tinha Dodô, Nelsinho Batista, Carlos Miguel, ele voltou e conseguiu ganhar um título muito especial, contra o Corinthians. Foi um jogador perfeito! Minha relação com ele fora do campo é uma coisa muito pessoal. Os meus ídolos se limitam a dentro de campo. Penso assim, se você quer manter um ídolo, uma coisa que você endeusa um pouco, não conheça essa pessoa. Pois somos todos seres humanos, de carne e osso, e quando você conhece o encanto acaba. Mas eu não posso idolatrar um homem muito rico que consegue as mulheres mais lindas do país. (risos). Ele não precisa da minha idolatria, Ele já tem tudo que ele precisa. Eu amo o jogador de futebol Raí!
Qual seu time do São Paulo de todos os tempos?
Eu tenho medo de cometer injustiças. Tem muitos jogadores que eu não vi jogar. Mas dos que eu vi jogar, dos anos 70 pra cá. Rogério Ceni, Cafú, mas menção muito honrosa a Pablo Forlan, a zaga com Dario Pereira sem dúvida. Lugano pelo título da Libertadores. Leonardo na lateral esquerda, apesar de ter jogado muito no meio, mas posso colocar o Júnior também pela Libertadores. Chicão volante de contenção. Raí obviamente. Pedro Rocha. Careca e Serginho no ataque. Mas fico devendo um no meio de campo ou no ataque. Talvez depois do Mundial eu coloque o Amoroso (risos).
Você concorda com o mestre Telê Santana que do atual time do São Paulo, só teriam lugares em 1992/1993 o Rogério Ceni e Amoroso?
Acredito que o Júnior teria lugar porque é bem melhor que o Ronaldo Luís. Lugano também teria lugar com certeza naquele time, talvez no lugar do Ronaldão.
O que você pensa sobre a união do time de 1992/1993?
Conversando com Leonardo ele me disse: 'o que aconteceu naquele momento, nas nossas vidas, foi uma coisa muito especial'. Não fomos só nós que fizemos isso, é uma coisa que transcende. Aquele time era iluminado! Era algo como o futebol do passado, futebol romântico. Um time que marcou história e esteve entre os melhores elencos que já existiram.
O que você achou da conquista corintiana, num campeonato manchado por corrupção na arbitragem, anulação de partidas e violência?
O Ministério Público Federal tem quase certeza que o Edílson fez jogo duplo, que ele manipulou mesmo os jogos. Mas eu acredito que não, a gente olha as partidas e não consegue ver isso. A gente vê a partida São Paulo x Corinthians e o grande erro do Edílson foi não ter marcado impedimento no Tevez no primeiro gol corinthiano. Ele prejudicou o São Paulo. Como estava em questão algo maior que o interesse de uma equipe ou outra, estava em jogo a credibilidade do futebol, o fato dos torcedores acreditarem que o futebol é realmente decidido dentro de campo pelos jogadores, eu acredito que os jogos tinham que ser anulados. Foi a melhor decisão? Não existe melhor decisão, que fizesse justiça. O futebol infelizmente é dirigido por pessoas que não são profissionais, por pessoas que chamam a outra pra trabalhar só por questão política, tem muita política, interesse, dinheiro, os times não são empresa, não tem nota, é tudo muito nebuloso no mundo do futebol. Eu não posso acreditar que as coisas que acontecem fora do campo não entre em campo.
O que achou da partida Al Ittihad x Al Ahly?
Eu não consegui dormir direito antes da partida, pois estava ansioso pra ver o que o São Paulo ia enfrentar. Eu nunca tinha visto essas equipes jogarem. Esperava muito mais das duas equipes. Esperava um toque de bola melhor, um jogo de conjunto mais forte. O Al Ittihad é um time que não sabe sair tocando a bola, se o São Paulo conseguir marcar como fazia no Morumbi, com pressão, dificultando a saída de jogo vai engolir pois a bola não vai chegar na frente. Acho que o São Paulo tem que acordar, mas eu conversei com alguns jogadores. Eu nunca imaginei como os jogadores estavam pro campeonato brasileiro. Não estavam nem aí pro campeonato. O time estava totalmente concentrado pro Mundial. O que precisa ver é como está a equipe no lado emocional. Eu acho que o time vai jogar muito mais do que está jogando. Se jogar 70% da Libertadores no primeiro jogo engole o Al Ittihad.
Quais os pontos fortes e fracos do Al Ittihad?
Um ponto forte é os bons chutes de fora da área. O Al Ittihad chutou 10 bolas contra o Al Ahly e 9 foram em gol. E a jogada aérea com cruzamentos perigosos. Mas ele não tem uma boa jogada de linha de fundo. Uma jogada lateral. O São Paulo tem uma boa marcação na lateral. E temos o outro terceiro zagueiro do São Paulo. Quem vai ser escalado, essa é a dúvida. Se esse terceiro zagueiro entrar bem...pois tem o Ed Carlos que nunca jogou bem e teve o Alex que fez uma senhora Libertadores. Mas o Alex está machucado. E pesam dois fatores. O Ed Carlos tem um belo currículo e com dois bons jogos no Mundial vai render um bom dinheiro pro São Paulo trazer um zagueiro bem melhor. Do outro lado tem o Alex que na hora da decisão conseguiu mostrar um bom futebol. Eu de olho fechado escalo o Alex. O São Paulo não tem como perder para o Al Ittihad! Não tem como! Nem num dia ruim, nem com a bola batendo na trave, nada. É um time que não tem meio campo que cria, não tem um bom segundo atacante. Tem um bom terceiro zagueiro. Só tem o goleiro, os dois zagueiros e um volante. No mais o Tcheco e o camaronês. Eu estava muito mais tenso antes da partida do que depois, pelo que vi. Deve pegar o Liverpool na final mesmo.
Qual seu time base para a estréia nessa quarta-feira? Rogério Ceni, Alex, Lugano, Fabão, Cicinho, Junior, Mineiro, Josué, Danilo, Amoroso e Aloísio. Aloísio é muito melhor que Christian, sem dúvida alguma.
O que você achou do Autuori ter cortado o jogador Hernanes?
O São Paulo optou pelo Fabio Santos, pois é um jogador mais experiente, segundo a diretoria. Tem lógica, mas tem outro detalhe. O Fabio Santos já passou pela seleção brasileira das categorias de baixo. O São Paulo pode vendê-lo e trazer um jogador melhor. Nem que ele entre um pouco somente. E isso acabou pesando na definição de quem ia ao invés do ainda inexperiente Hernanes.
Comente todos os jogadores, que estão na lista do Autuori:
Rogério Ceni - perfeito!
Bosco - se não sentir o peso da camisa é um bom reserva. prefiro mais ele que o Roger
Flávio - menino
Cicinho - excelente no apoio, falha na marcação, com os pés no chão funciona melhor do que com a cabeça no Real Madrid. E acho que não vai para o Real Madrid.
Fabão - cresce em decisão, tem um coração do tamanho do mundo. Tem muita chance de ir embora, vai fazer falta.
Edcarlos - ainda não provou que pode jogar no São Paulo
Lugano - um monstro, que faz o torcedor mais apaixonado chorar, pela postura e respeito à camisa. É uma pena que nem todo jogador tem essa mentalidade. Pra mim quem veste a camisa do São Paulo tem que ter a honra de vestir essa camisa. Pois é um privilégio! Pois ele é bem tratado, ganha bem, vira ídolo. E porque ele ganha o apresso do São Paulino pelo resto da vida.
Júnior - um senhor lateral-esquerdo. Não gosta muito de marcar, não gosta de partidas normais. Mas na decisão ele gasta a bola. Foi sensacional jogando no Palmeiras e hoje é um injustiçado pelo Parreira.
Alex - é o terceiro melhor zagueiro do São Paulo. Muito inconstante. Não é um grande zagueiro ainda. Espero que esteja bem no mundial.
Fabio Santos - Não pode jogar no São Paulo ainda. Não tem condições.
Danilo - Eu adoro o Danilo. É um jogador que cresce em decisão. É o tipo de jogador humilde, São-paulino de coração. Às vezes dentro de campo incomoda o torcedor, mas é uma peça importante. Ele da cadencia de jogo que falta a 90% dos times brasileiros. Quando se transforma em ala e joga na esquerda prende bem a bola, faz bons cruzamentos chuta de fora da área, vira volante, dá primeiro combate bem. É um jogador que o São Paulo deve segurar. Fundamental na atual equipe do São Paulo.
Denílson - Muito potencial, boa técnica, voluntarioso. Mas ainda tem que acertar a marcação e posicionamento em campo. São Paulo teve uma proposta muito boa do futebol inglês, por volta de oito milhões de dólares, mas o São Paulo não aceitou.
Renann - Esforçado, raçudo, tecnicamente razoável, compõe bem o elenco.
Leandro Bonfim - Não chegou ainda.
Richarlyson - Leão de treino segundo muitos. Quando entra em campo joga pouco. Joga sempre pelo lado esquerdo. De lateral, meia, atacante. Não entendeu ainda o que precisa pra dar certo num clube grande. Pode chegar a ser titular.
Souza - Desde a Libertadores um jogador muito útil. Quebrou o galho na direita. Técnica boa, mas muito inconstante. Um bom reserva, mas não pra ser titular da equipe do São Paulo.
Grafite - Um dos meus preferidos, tecnicamente limitado mas um ser humano que venceu pela vontade. São Paulino de coração. Raçudo, muda a partida, cresce, com preparo físico e uma genética invejável. Fundamental pro São Paulo mas não tá pronto pra disputar o Mundial. E tem boa chance de ser negociado com o futebol japonês. Se for embora vai fazer muita falta.
Amoroso - Como o Júnior não gosta de partidas normais. Tecnicamente é muito bom. Um jogador sensacional, até para ser titular de seleção brasileira. Me surpreendeu. É um craque, um cara que faz a diferença. Um fora de série. Um dos melhores atacantes que o São Paulo teve nos últimos anos. É um cara que pode fazer a diferença no mundial.
Christian - Eu não gosto. Espero que esteja em um dia bom se for escalado de titular
Aloísio - O jogador que o São Paulo precisava. Espero que jogue a Libertadores e não apenas três meses. Um cara que cruza a bola do meio de campo, levanta a bola na área, ajeita pra quem vem de trás, ele faz o gol, ele prende dois, três caras na marcação, é muito grande. É um Serginho piorado. Pra mim titular absoluto.
Thiago - Uma grande promessa. Não escalaria no Mundial. Joga tanto de centroavante como de segundo atacante. Ta a fim, tem uma pequena experiência na Europa.
Pegando o Liverpool numa possível final quem é o favorito? O que você acha do time do Liverpool? Quais os maiores perigos da campeã européia.
Primeiro eles têm um técnico muito melhor que o nosso. Que entende muito de futebol. A defesa é o forte mas é um time bem limitado. A dupla de zaga tem zagueiros limitados, lentos, um pouco duro. Na esquerda tem o Reeves que desce bem, chuta bem de fora da área, mas não é um grande jogador. Quando enfrenta times mais defensivos utiliza dois laterais. Na direita o Finan é um jogador muito limitado. Os volantes são bons. O Chabialonson bate muito, é um jogador que chega a ser desleal. Grosso, vai no tornozelo mesmo. Mas corre muito, jogador durão de marcação. Gerald é o grande jogador do time que bate bem de fora da área, bom marcador.boa tabela nas alas, lança bem. Aí é o problema. O São Paulo tem que ficar muito atento a esse jogador. A principal jogada do Liverpool é o contra ataque. Não tem um jogador brilhante, o Gerald é o melhor. É uma equipe que sabe contraatacar e desmarcar. Mas sabe também marcar a saída de bola como fez contra o Milan na final da Europa, após estar perdendo por 3x0. Na frente o time é muito rápido. Tem o Morientes, tem o Luis Garcia da seleção espanhola, rápido, veloz. Pode jogar como meia, pode jogar como atacante. Ele pode optar pelo Cece, que foi destaque no campeonato francês. Ainda não se firmou mas é muito rápido e forte. Tem o Peter Grow que é muito alto. Toca bem a bola, se desloca mas não cabeceia bem apesar de ter quase 2 metros. É um time muito perigoso, que não tomou gols nos últimos 10 jogos, que venceu oito e fez 18 gols. Empatou duas. Mas o São Paulo tem condição de ganhar. O São Paulo foi pra duas finais de Mundial e ganhou as duas. O Liverpool foi pra duas finais também mas perdeu as duas.
Você acha que o problema da renovação do Amoroso pode atrapalhar o São Paulo no Mundial? Eu acho que vai ajudar. Ele gosta de ganhar, gosta desse tipo de jogos, gosta de títulos, sabe da idade dele, tem noção que é uma oportunidade única, sabe que a carreira dele foi uma carreira vitoriosa mas faltam campeonatos. E esse campeonato é muito importante para o Amoroso, para um jogador que já esta rico, para o currículo, para a história dele. Para um jogador que já tem um pré-contrato com o clube japonês. Que pode ter uma proposta melhor se tiver um grande campeonato.
O que você acha do técnico Autuori? Você acha que ele foi importante na conquista do título da Libertadores ou ele já pegou o time montado pelo Leão e deu continuidade?
Ele pegou o time montado, acertou a defesa, teve a bucha da saída do Cicinho pra resolver, achou a melhor solução. O time do São Paulo taticamente foi perfeito na Libertadores. Acho que o Autuori não montaria uma grande equipe pra começar um time novo. Ele não me parece um técnico capaz de montar uma grande equipe do inicio ao fim. Ele queria o Christian mas todo mundo sabia que o Christian não poderia jogar no São Paulo. Mas ele melhorou o que o Leão vinha fazendo. Acho que o Leão fez uma coisa muito errada e já tinha negociado há tempos com o clube japonês. Pra mim Leão pensou assim, eu tenho o contrato fechado quando acabar o campeonato paulista eu vou embora. Eu saio como campeão paulista invicto, os jogadores ficam desgastados, o São Paulo perde a Libertadores e vai ficar com fama de time perdedor.
O que você achou da conquista da Libertadores? Você acreditava nesse título ou foi uma surpresa?
Eu acreditava com certeza. O time tinha muita pegada, os volantes que sabem chegar, jogada pelos lados, todo mundo marca muito. Grafite marca muito. O São Paulo era uma maquina de jogar futebol. Sabia que tinha condições. Tive muito medo da arbitragem, principalmente nos jogos contra o River.
Quem você acha que foi o grande destaque da Libertadores?
Rogério sem dúvida. Mas também Amoroso, Lugano, Mineiro e Danilo.
Como você analisa a atual gestão do presidente Marcelo Portugal Gouvêa?
É ótima. O presidente pegou um time que não chegava nem entre os oitos melhores. No primeiro momento um erro muito grande, que foi a escolha de Oswaldo de Oliveira que não sabe nada de futebol. Também teve um erro na linha de administração de futebol, querendo privilegiar jogadores jovens ao invés de craques. Esquecendo do ambiente. Jogadores como Gabriel, Gustavo Nery, Carlos Miguel, eram ruins pro grupo do São Paulo. Jogadores que fizeram muito mal pro São Paulo. Tirando isso teve a parte da construção de Cotia, modernização do marketing, o REFFIS. Trouxe o Juvenal Juvêncio pra diretoria de futebol. Juvenal que contratou Rodrigo, Fabão, Cicinho, Júnior, Mineiro, Josué, Danilo, Grafite, Luizão. Um diretor de futebol que realmente entende de futebol. Ele cometeu alguns enganos. Ele queria o Tcheco. O São Paulo tinha quase contratado o Ricardo Oliveira. Tinha o Liedson pronto também. O São Paulo tem negociações engatilhadas e um caminho bem traçado pro ano que vem. Pelos últimos anos essa diretoria merece continuar por mais uma gestão. Hoje o São Paulo tem uma equipe competitiva, é respeitado no mundo inteiro, respeitado na América, a alto estima do São Paulino foi recuperada. Não é uma administração perfeita, mas é uma administração ótima. Comparando com as demais do futebol brasileiro e não com o meu padrão ideal de administração.
Você acha que a política e amadorismo dos clubes atrapalha na conquista de títulos?
Muito, a vantagem que os outros também são amadores. O clube teria como explorar muito melhor a marca. E sou totalmente favorável a restabilização patrimonial do dirigente. Deixou divida paga com patrimônio, não fica para o próximo gestor, não fica pro clube. A divida é do presidente do clube. De quem manda no clube. Não dá pra tratar esse dinheiro de qualquer maneira. Essa questão do Timemania, por exemplo, é uma vergonha, uma mesada pro clube. Se o dirigente não tiver que apresentar balanço, deixar a divida pro clube, isso é ridículo, então por que não colocam isso na lei? Porque tem um lobby muito forte dos clubes. Quando faz lobby pra deixar brecha na lei, pra realizar malandragem sem que o responsável seja responsabilizado, obviamente está sendo mal gerido. O São Paulo é contra isso, por exemplo.
Você acha que o time está unido e pronto pra conquistar esse Mundial? Qual jogador você acha que pode arrebentar e qual pode decepcionar? O São Paulo está muito unido, esse grupo é formado por verdadeiros amigos, Isso é uma das coisas que pode fazer a diferença. esse problema do dinheiro não vai fazer a menor diferença. O Amoroso, jogando no contra ataque, pode fazer a diferença, principalmente contra o Liverpool. Cicinho talvez, mas ele pode ser muito bem marcado. O Aloísio tenho alguma dúvida na jogada aérea. Pode fazer a diferença mas não é o defeito do Liverpool esse problema do cruzamento na área, de marcação. Danilo pode fazer a diferença porque pode colocar alguém na cara do gol. Atrás Diego Lugano e também Mineiro pela correria.
Qual a parte que mostra mais segurança e qual mais preocupa? Zaga, meio-campo e ataque.
O ataque é nosso setor tecnicamente pior, principalmente pelo Christian. A zaga sou a favor de colocar os três zagueiros, principalmente se Alex estiver recuperado e jogar bem. O meio de campo do São Paulo é muito bom.
O que você espera do time em 2006? Você acha que com a conquista do título o time será totalmente desmontado?
O Diego e Luis Fabiano têm grande chance de serem contratados em 2006. Rodrigo pode voltar. Acredito que Cicinho não deve ser vendido. Se perder o Cicinho tem boa chance de contratar o Anderson. Se o Aloísio ficar, se o São Paulo tiver Anderson e Aloísio o São Paulo fica com uma jogada muito forte de cabeça, cruzamento muito forte. O Lugano já era pra ter saído mas quis ficar para jogar o Mundial. O São Paulo pode se arrumar e manter a base para 2006.
Você acredita na conquista do Hexacampeonato Mundial da seleção em 2006? Quais seleções podem tirar esse título do Brasil? Acredito. O Brasil joga o melhor futebol do mundo. O que assusta é um pouco o retrospecto do Parreira. Tem poucas derrotas e mesmo número de empates e vitórias. Empate pro Brasil, em copa do mundo, é derrota. O que vai pesar um pouco é o favoritismo. Nunca o Brasil saiu tão favorito pra uma copa do mundo. Tecnicamente, individualmente, o Brasil é muito superior as outras equipes. Eu não jogaria com quatro atacantes. Sou contra. Colocaria Ronaldinho, Ronaldo e Kaka criando. Robinho na reserva. A Holanda, que sempre afina, tem um timaço. A Inglaterra também. A Itália. O México pode complicar. Portugal pode ir longe, por ter o Felipão. O grupo do Brasil na primeira fase é muito fácil, apenas o Japão pode dificultar um pouco. Mas Croácia e Austrália não devem dificultar em nada.
O São Paulo trás o Campeonato Mundial? Trás! Tenho muito medo do Liverpool. Dá aquela ansiedade mas trás.
Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania