.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 

PEDRO ROCHA


O Verdugo, era seu apelido, porque matava os adversários com sua categoria, seu chute fortíssimo, suas cabeçadas arrasadoras, sua ampla visão de jogo. Uruguaio, veio do Peñarol com um currículo invejável, com títulos como campeão da Libertadores e campeão do Mundo. Chegou em 1971 com 28 anos e brilhou com a camisa do tricolor até os 34 anos. Pelé não escondia sua admiração por Pedro Rocha dizendo que ele era, na sua opinião, um dos 5 maiores jogadores do mundo. Rocha hoje é técnico de futebol e já desfilou toda sua sabedoria nos principais times do interior do Brasil e do Japão.

MESTRE ROCHA – EL VERDUGO
O São Paulo estava de olho nele desde 1969. Mas só em agosto de 1970 o uruguaio Pedro Rocha teve seu passe comprado pelo Tricolor, por 150 mil dólares, pagos a vista ao Peñarol. Era uma fábula de dinheiro na época. No começo foi difícil adaptar-se ao esquema tático de Zezé Moreira. Além disso, o time já tinha Gérson, o Canhotinha de Ouro, jogando na posição, e Rocha precisou encaixar-se em outra, demorando um bom tempo para se sentir em casa.
Em março de 1971, no jogo contra o Palmeiras, ele finalmente desencanta e atuando de centroavante marca os dois gols que dão a vitória ao tricolor.
A campanha invicta durante o campeonato paulista de 1971 dá à equipe uma segurança que não se via no Morumbi há muito tempo. O São Paulo se torna bicampeão e as coisas começam a mudar. Gérson sai, Zezé Moreira é substituído por José Poy e Rocha se torna o dono absoluto da camisa 10. Em 1975, o tricolor se sagra campeão paulista e, nessa altura, El Verdugo já é o jogador mais querido da torcida. No ano seguinte, 1976, o São Paulo não faz uma boa campanha. Em 1977, Rubens Minelli chega ao Morumbi para substituir Poy, e Rocha acaba sendo emprestado ao Coritiba, pelo qual se sagra campeão paranaense. De lá, vai para o Palmeiras, onde encerra a carreira. Pedro Virgilio Rocha Franchetti nasceu em Salto, Uruguai, em 3 de dezembro de 1942 e foi considerado pela FIFA o melhor jogador uruguaio da década de 60.


Nome completo: Pedro Virgílio Rocha Franchetti
Jogos disputados pelo SPFC: 375
Data de entrada no clube: 21/09/1970
Data de saída: 24/09/1979
Gols marcados no SPFC: 113
Nascimento: 03/12/1942 em Salto, Uruguai
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1971 e 1975 e Brasileiro de 1977
Outros clubes em que atuou além do São Paulo: Peñarol, Coritiba e Palmeiras


[<] Retornar
• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial