.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 
São Paulo define permanência de Raí
08/12 - 02h07

Raí será o executivo de futebol do São Paulo em 2020. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, desistiu de fazer uma troca no comando do departamento e decidiu renovar o contrato do dirigente por mais uma temporada. O vínculo atual terminaria em dezembro.
A troca no comando do futebol era considerada iminente nos bastidores do São Paulo antes da partida contra o Internacional. Pressionado por grupos políticos da base aliada a fazer uma reestruturação e a tirar Raí, Leco havia definido que o diretor geral do clube Carlos Belmonte Sobrinho seria o nome para o cargo, caso a saída do ídolo fosse confirmada.

A classificação do São Paulo para a fase de grupos da Libertadores de 2020, o apoio dos jogadores e de Lugano a Raí e pressões internas de diferentes alas do clube (veja mais abaixo) fizeram o presidente repensar a decisão.

Em meio à indefinição sobre o futuro de Raí, foi cogitada a possibilidade de uma composição na gestão do departamento de futebol. Esse formato acomodaria o ídolo e Belmonte em diferentes funções, mas essa ideia não avançou.

Na possível troca de Raí por Belmonte houve pressões de dois lados opostos:

Favoráveis

- a mudança daria sinal verde para uma reestruturação profunda no departamento de futebol pedida desde o primeiro semestre por grupos políticos, com reavaliações de diferentes setores do CT da Barra Funda, como departamento médico, fisiologia e fisioterapia, entre outros;
- com essa troca, Leco agradaria sua base aliada que pedia a saída de Raí a um ano da eleição de 2020 – o presidente não pode concorrer à reeleição;
- os resultados ruins do futebol após altos investimentos (o clube registrou déficit de janeiro a agosto de R$ 76,5 milhões) e decisões questionadas de Raí, como a demissão de Diego Aguirre a cinco rodadas do fim do Brasileirão de 2018, e a escolha por André Jardine para comandar o time na eliminação da Libertadores de 2019 pesavam a favor da troca.

Contrários

- a unidade no vestiário e o comportamento dos jogadores pró-Fernando Diniz e Raí geraram uma conexão entre elenco, comissão técnica e diretoria após a classificação na Libertadores, o que abriu a brecha para questionamentos sobre a mudança no comando;
- a troca de um profissional para um conselheiro não remunerado representaria um retrocesso ao estatuto do clube no departamento mais importante. Embora tenha liderado com sucesso o projeto de basquete do clube e não fosse receber salário, Belmonte não seria remunerado, o que driblaria esse ponto do estatuto, mas estaria substituindo um executivo sem ter "notório conhecimento da área", como prega o documento do clube;
- como funcionaria a divisão de tarefas entre dois conselheiros não remunerados no departamento de futebol: Belmonte e Fernando Bracalle Ambrogi, o Chapecó? O diretor-adjunto é atualmente voluntário e, hierarquicamente, está abaixo de Raí e do gerente executivo Alexandre Pássaro, responsável pelas negociações. Belmonte e Chapecó são aliados políticos de Leco e articuladores da situação no Conselho Deliberativo. Houve questionamentos sobre qual seria a função de cada um deles. Um possível choque entre os conselheiros ou a perda de força de um deles após a troca de Raí no comando representaria uma saia-justa para o presidente;

Em meio à reviravolta, os cargos de Alexandre Pássaro e Chapecó estão mantidos no departamento de futebol.

Diante da reviravolta, Leco terá de conviver com a pressão política de não ter feito a reestruturação em diferentes setores do CT da Barra Funda cobrada por conselheiros da situação desde o primeiro semestre. Belmonte é aliado de Leco e teria essa missão.

Com a permanência de Raí e a definição de que Fernando Diniz será o técnico em 2020, o São Paulo agora segue o planejamento para a próxima temporada.

O clube precisa vender jogadores para fechar as contas no azul. Antony é o principal candidato e tem boas chances de ser negociado - ele desperta interesse de clubes da Alemanha. O Tricolor precisa negociar jogadores para, por exemplo, contratar Tiago Volpi, uma das prioridades para 2020.

Fonte: Globoesporte.com [!] Enviar esta notícia para um amigo 

Deixe seu comentário também em nossa Lista de Discussão ou participe do nosso Fórum.

26/06 - 08h19 » Empresário de Ruan é concunhado de Rui Costa, gerent...
19/06 - 10h02 » São Paulo acerta o retorno de Hernán Crespo
17/06 - 09h43 » Oitavas de final da Copa do Brasil 2025: veja datas,...
16/06 - 11h58 » São Paulo define a saída de Luis Zubeldía
13/06 - 01h09 » Zubeldía reconhece campanha ruim no Brasileiro e ass...
13/06 - 00h53 » "Time sem vergonha": torcedores protestam e vaiam o ...
13/06 - 00h32 » Ryan comenta vaias da torcida após derrota e diz: "T...
13/06 - 00h18 » São Paulo sofre revés para o Vasco pelo Brasileirão
11/06 - 11h37 » São Paulo acerta a contratação de Juan Dinenno
03/06 - 11h14 » Confrontos definidos na CONMEBOL Libertadores e na C...
02/06 - 11h38 » São Paulo fecha venda de lateral de 16 anos a clube ...
31/05 - 21h59 » Auxiliar de Zubeldía admite alerta com desfalques: "...
31/05 - 21h50 » Luciano vê falta de atenção e cobra elenco após derr...
31/05 - 21h43 » Em Salvador, São Paulo sofre derrota para o Bahia no...
29/05 - 13h40 » Nota Oficial
27/05 - 22h59 » Zubeldía se irrita com perguntas sobre suposto ato d...
27/05 - 22h55 » Bobadilla é acusado de discriminação pelo Talleres: ...
27/05 - 22h52 » Henrique comemora vitória e boa atuação pela CONMEBO...
27/05 - 22h46 » São Paulo vence o Talleres-ARG pela CONMEBOL Liberta...
24/05 - 23h46 » Oscar deixa jogo com dores na coxa e passará por ava...
24/05 - 23h34 » Maxi Cuberas lamenta derrota em casa e projeta evolução
24/05 - 23h27 » Luciano comenta revés e destaca a importância do tor...
24/05 - 23h22 » No MorumBIS, São Paulo sofre revés para o Mirassol
21/05 - 09h28 » Cria de Cotia: quem é Rodriguinho, que voltou a marcar
21/05 - 09h21 » Ferraresi pede desculpa por expulsão em vitória: "Gr...
21/05 - 09h12 » Zubeldía destaca mentalidade do time em triunfo no R...
21/05 - 09h00 » Tricolor supera o Náutico e garante vaga nas oitavas...
18/05 - 00h47 » Zubeldía evita lamentar lesões, valoriza atuação do ...
18/05 - 00h42 » Zubeldía leva terceiro amarelo e não comanda São Pau...
18/05 - 00h17 » André agradece Luciano por bola do pênalti e valoriz...
18/05 - 00h12 » Marcos Antônio sente a coxa e deixa jogo antes dos d...
18/05 - 00h00 » No MorumBIS, São Paulo vence o Grêmio pelo Brasileirão
15/05 - 00h51 » Zubeldía compara entrada de Lucca a um jogo de truco...
15/05 - 00h44 » Alisson é expulso e só volta pela Libertadores no ma...
15/05 - 00h36 » Lucca vibra com gol salvador em estreia pelo São Pau...
15/05 - 00h27 » No MorumBIS, São Paulo empata com o Libertad-PAR pel...
11/05 - 21h41 » Wendell é substituído no primeiro tempo do clássico ...
11/05 - 21h23 » Ruan lamenta derrota e vê falta de eficiência: “Tive...
11/05 - 21h16 » Zubeldía analisa clássico e foca no trabalho para os...
11/05 - 21h12 » Em Barueri, São Paulo sofre revés pelo Brasileirão

Digite o conteúdo a ser buscado nas notícias do site:
• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial