Mas vamos ter que torcer muito...
O São Paulo está mostrando um poder de superação e garra incríveis. Tinha uma diferença de mais de 10 pontos para o líder Atlético-pr, aparentemente impossível de ser tirada. E não é que faltando 3 rodadas estamos a apenas 4 pontos?
Contamos muito com a sorte, principalmente no domingo passado, quando o Grêmio conseguiu empatar um jogo contra o Atlético faltando 10 segundos para o encerramento da partida. E um jogo que já estava 3x0 para o Atlético-pr. Uma vitória do Atlético nesta partida praticamente definiria o Campeonato Brasileiro.
Mas um grande time, pra ser campeão, precisa de sorte. E estamos tendo.
Estive no último sábado no Morumbi, acompanhando São Paulo 2x1 Inter. O time não jogou bem, não mostrou um futebol de campeão. Contou mais com a sorte, nos 2 gols. No primeiro um gol contra e no segundo um presente da zaga do Inter, dando a bola de graça para Grafite dominar, dar uma de Luís Fabiano e colocar números finais a partida.
Portanto a sorte está do nosso lado em todo esse final de campeonato.
E vamos precisar de muita sorte daqui pra frente, pra poder comemorar no dia 19 de dezembro, em Goiânia, o nosso quarto título brasileiro. Conquistar fora de casa, assim como os outros 3 títulos brasileiros que conquistamos.
Em primeiro lugar o São Paulo vai precisar se superar, e vencer as duas partidas que fará fora de casa. A primeira no dia 05/12, contra o Vitória da Bahia, em Salvador. Uma partida muito difícil, onde o Vitória jogará em casa e está ameaçado pelo rebaixamento. Vai para o tudo ou nada! E a segunda no dia 19/12, contra o Goiás em Goiânia. Goiás que em casa dificilmente perde.
Todos nós sabemos que o São Paulo joga muito melhor no Morumbi do que fora. Mas um time que quer ser realmente campeão não pode ser um time "caseiro".
Precisamos mostrar que temos totais condições de vencer essas duas partidas colocando um fim nesse estigma que o São Paulo não consegue ir bem fora de casa.
Temos um outro jogo díficil no dia 12/12, contra o Flamengo no Morumbi. O Flamengo está desesperado para não cair para a 2a divisão. Então cada jogo, pra ele, é uma decisão de campeonato mundial. Os caras vão dar o sangue para vencer. Foi assim domingo, contra o Palmeiras, no Parque Antártica. Então vejo mais uma partida muito difícil, mesmo sendo no Morumbi. Talvez nesse caso seria bom torcermos por uma vitória do Flamengo, domingo, contra o Coritiba, para que a situação deles melhore e eles não venham com tanta sede ao pote no dia 12.
Infelizmente não dependemos só do nosso esforço. Dependemos de tropeços de Santos e Atlético-pr. Tropeços que são possíveis de acontecer sim. Vamos analisar jogo a jogo.
05/12 Santos x Grêmio - Acho difícil um tropeço do Santos nessa partida. O Grêmio já jogou a toalha e está rebaixado para a série B.
Atlético-pr x São Caetano - Esse é o jogo que vamos torcer muito e podemos nos dar bem. O São Caetano tem um grande time e ainda tem chances de ser campeão e ir disputar a Libertadores 2005. Hoje foi confirmado que ele não perderá mais os pontos por causa do caso Serginho. Então ele vai mordendo pra cima do Atlético. O Atlético conta com a vantagem de jogar em casa. Vai ser um jogão. Fico entre o empate e vitória do São Caetano
12/12 São Caetano x Santos - Outro jogo que podemos nos dar bem. O São Caetano jogará em casa e pode roubar pontos preciosos do Santos. Acredito numa vitória do São Caetano
Vasco x Atlético-pr - Um jogo muito complicado. O Vasco não costuma perder em casa. Acredito que se essa partida fosse em Curitiba era vitória do Atlético seco! Só que a partida é em São Januário e lá a coisa pode complicar. E o Vasco ainda corre risco de rebaixamento...Não se surpreendam se rolar um empate nessa partida.
19/12 Santos x Vasco - Acho que o Santos deve vencer essa partida, mas não com muita facilidade. Não jogará em casa, e sim num campo neutro. Já que perdeu o mando de campo.
Atlético-pr x Botafogo - Aparentemente diria que o Atlético ganha essa partida com facilidade. Joga em casa, contra um fraco Botafogo. Mas pode ser que, nessa última rodada, o Botafogo dependa apenas dessa vitória para não cair pra 2a divisão. Se isso acontecer eles vão entrar mordendo nessa partida. Agora, se o Botafogo já tiver se salvado....aí é goleada Atleticana.
A situação atual da tabela de classificação é:
Atlético-pr 82 pontos Santos 80 pontos São Paulo 78 pontos São Caetano 77 pontos
Com 9 pontos chegaremos no máximo a 87 pontos. Ou seja, para sermos campeões, o Santos pode chegar no máximo a 86 pontos e o Atlético-pr também a 86 pontos. O Santos pode conseguir nesses três jogos, no máximo 6 pontos (que podem ser duas vitórias, uma contra o Grêmio e outra contra o Vasco) e o Atlético-pr só poderá conseguir 4 pontos (apenas uma vitória e um empate). A vitória do Atlético pode ser contra o Botafogo, e o empate com o Vasco. Contra o São Caetano podem perder. Aí o título será nosso! Existe ainda a possibilidade de Santos e Atlético-pr igualarem o número de pontos do São Paulo, no caso 87. Aí o que definiria seria o maior número de vitórias.
Enfim, temos chance. Que não são nada impossíveis. Não são de 4,5% como dizem os estatísticos, e nem 40% como diz o Cicinho. Prefiro não dar um percentual.
Mas espero muito que o São Paulo faça sua parte e que a sorte seja Tricolor, afinal somos o Clube da Fé! E vamos ter que torcer muito para conseguirmos esse tão esperado Tetra Campeonato Brasileiro. Treze anos após o último título conquistado contra o Bragantino, em 1991.
E se for conquistado, acredito que esse seja o maior título brasileiro entre os quatro. O mais suado, o mais sofrido, o mais difícil. Conseguido após oito meses e na última rodada.
Vamos torcer galera!
Fabio Borges borges@tricolormania.com.br www.tricolormania.com.br
- 2x0. Um resultado perigoso...
- Podemos ser campeões?
|