É inevitável ter que fazer um balanço do Campeonato Brasileiro de 2004, não só do ponto de vista de torcedor são Paulino, mas também como um amante do futebol. Posso afirmar que esse Campeonato Brasileiro foi o melhor que já vi, e olha que tenho experiência nesses campeonatos.
Não me importa a baixa média de público, o baixo apelo publicitário e a apenas regular campanha do São Paulo. O que eu gostei mesmo, foi de ver que os clubes agora terão que aprender a ser estrategistas para vencer o mais concorrido campeonato do país.
Antigamente era fácil, pois vencia o campeonato o time que atravessava um melhor momento à época, ou que contava com mais sorte em um determinado jogo. Com essa nova fórmula, os times estão se tocando de que planejamento em longo prazo vale a pena, e pode ser a única fórmula salvadora.
O Santos é o melhor exemplo disso. Não foi a mesma equipe de 2002, mas foi regular. Não chegou a empolgar com seu futebol, mas teve o que nenhum outro clube teve: competência. Soube se aproveitar da fórmula do campeonato para se consolidar como o maior time do Brasil atualmente.
O São Paulo não foi mal, pelo contrário, pelos reveses sofridos na temporada, pode-se dizer que obteve sucesso. Ficou para mim uma sensação de que o São Paulo pode ser um dos clubes que melhor se acostumou ao campeonato por pontos corridos e, considerando que temos a melhor estrutura de trabalho do Brasil, afirmo que viremos mais fortes do que nunca no próximo ano.
Sobre os demais times, não há muito que falar, repete-se a mesma história: grandes que se tornaram pequenos, pequenos que assustam, e o pessoal dos bastidores fazendo as mesmas lambanças de sempre.
Esse é o nosso Campeonato Brasileiro!
Parabéns ao Santos, e Boas Festas a todos.
Rafael Collachio de Almeida Palpiteiros.com Unidos pelo Esporte