Nota de pesar: Cilinho, o criador dos Menudos do Morumbi
28/11 - 22h59
Um dos melhores treinadores da História
O São Paulo Futebol Clube, com tristeza, informa e lamenta o falecimento de Otacílio Pires de Camargo, o Cilinho, aos 80 anos de idade, nesta quinta-feira, 28 de novembro de 2019, em Campinas (SP). Nascido na mesma cidade do interior do Estado de São Paulo, no dia 9 de fevereiro de 1939, Cilinho foi um dos técnicos de futebol mais vitoriosos da história do São Paulo. Aliado ao cartel de conquistas, porém, ele tinha um outro grande trunfo: notoriamente um grande revelador de talentos no esporte.
Foi sob o comando de Cilinho que, em meados dos anos 80, o Tricolor montou um time de futebol ousado, alegre e ofensivo, fortalecido com atletas experientes também, claro, mas que do era repleto de jovens valores: logo ganharam a alcunha de “Menudos do Morumbi”.
A mescla de revelações, como Müller e Sídnei, e jogadores consagrados, como Falcão e Pita, o time de Cilinho jogava bonito e rapidamente conquistou a torcida, como também, títulos. Cilinho chegou ao Morumbi em 1984, após uma passagem pelo XV de Jaú e pelo Santos. Foi campeão paulista de 1985 e 1987, mas deixou formada a base dos times que venceram o Brasileirão de 1986, com Pepe, e o Paulistão de 1989, com Carlos Alberto Silva.
Ao todo, pelo Tricolor foram 249 partidas como treinador - é o quinto técnico com mais jogos no clube -, obtendo 111 vitórias, 87 empates e 51 derrotas. Os times de Cilinho balançaram as redes 375 vezes e sofreram 232 gols. No Morumbi, foram 110 partidas, o que o torna o quarto treinador que mais vezes organizou o time do banco de reservas do "Cícero Pompeu de Toledo".
Em 1986, renunciou ao cargo, abrindo espaço para Pepe levar o Tricolor à conquista do Bicampeonato Brasileiro. Depois da segunda passagem pelo Mais Querido, seguiu carreira no Guarani e em outros sete times. Ainda regressou ao Tricolor, uma terceira vez, nos anos 2000, para gerenciar as categorias de base são-paulinas quando estas eram sediadas no CT Sportville, em Barueri. Encerrou a carreira de treinador como comandante do Rio Branco, de Americana, em 2012.
Ainda não foram divulgadas informações referentes ao velório e ao enterro do ex-treinador são-paulino.
O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família e amigos neste momento de dor.
Cilinho Otacílio Pires de Camargo Campinas, 9 de fevereiro de 1939 Campinas, 28 de novembro de 2019
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1985 e 1987.