O São Paulo finalizou os trâmites burocráticos e já dá como certa a contratação do atacante chileno Gonzalo Tapia, do River Plate.
O jogador de 23 anos chega ao Tricolor por empréstimo até o fim de 2026, com opção de compra e um valor fixado para uma negociação definitiva no futuro. Ele desembarca no Brasil na próxima segunda-feira e será levado ao CT da Barra Funda para assinar contrato.
O River Plate não dificultou a negociação por causa do limite de estrangeiros imposto pela AFA.
A AFA permite que cada time do Campeonato Argentino tenha seis jogadores estrangeiros em seu elenco, mas apenas cinco podem ser relacionados para as partidas. Como é chileno, Tapia ocupava uma dessas vagas e não tem sido usado pelo River Plate.
A contratação do atacante foi um pedido do técnico Hernán Crespo, com a aprovação do departamento de scout.
Tapia chegou ao River Plate neste ano, após se destacar pela Universidad Católica, do Chile, equipe pela qual anotou 11 gols e deu quatro assistências em 2024, ano em que também defendeu a seleção chilena sub-23 no torneio pré-olímpico, tendo anotado um gol e uma assistência.
No River Plate, porém, não conseguiu se destacar. Foram apenas sete jogos, nenhum gol ou assistência. O desempenho no futebol argentino também facilitou as negociações com o Tricolor.
O São Paulo segue em busca por outros reforços que estejam dentro da realidade financeira do clube, principalmente um lateral direito e um zagueiro. A ideia é fechar com um jogador de cada posição.