Recentemente fiz um comentário sobre o aumento das mensalidades para os sócios do São Paulo e toquei, meio que de passagem, no tema carnaval, até porque naquela oportunidade, me havia chegado a informação de que não teríamos os festejos de Momo neste ano no clube.
A alegação da diretoria para tal fato foi o altíssimo prejuízo que o clube teve ano passado. Como se fazer alguma coisa para o sócio que paga sua mensalidade (alta) fosse prejudicial ao clube.
Agora, que estamos na véspera do Carnaval, a ficha acabou caindo definitivamente para mim. Este ano teremos uma paupérrima programação para não dizer que passou em branco. Nesta sexta um baile pré-carnavalesco; no sábado uma feijoada com pagode; domingo matiné para as crianças; e terça-feira um musical noturno. Notem que tudo será realizado no Salão Social de Festas, um lugar pequeno e que não dará qualquer noção ou sentido de que estamos vivendo a festa mais popular do Brasil.
É triste verificarmos que vamos passar estes quatro dias sem um verdadeiro baile de carnaval no nosso clube. E continuo querendo saber onde foi que o "grande prejuízo" aconteceu, porque os números que ouvi falarem pelos diversos setores do clube não condizem com a realidade. Ao menos pelo que vimos durante os quatro dias do carnaval passado. A não ser que nestes números estejam embutidos o vasto cardápio que foi servido nos camarotes para a presidência, diretores e assessores.
Certamente este fato ficará marcado na história do São Paulo. Nem tanto para o torcedor, mas para o sócio que paga caro suas mensalidades e se quiser brincar o carnaval, ou vai ter que viajar, ou então ir para o Palmeiras, Corinthians, Portuguesa, Juventus, Nacional, e outros mais.
Para nós fica o fato: em 2005 o São Paulo não realizou seus bailes carnavalescos!
Paulo Pontes é apresentador e comentarista da Rádio Jovem Pan e proprietário do site www.tricolornaweb.com.br