Esporte nascido para divertir, o futebol se transformou num dos maiores fenômenos de massa do século passado. No Brasil, cresceu pelo poder da sedução e da magia de craques que hipnotizavam seus adversários com a bola nos pés. E o São Paulo sempre foi pródigo na revelação e consagração de jogadores que ajudaram a escrever a história do esporte no País.
Nesta edição, estamos comemorando o aniversário do maior ídolo São-paulino de todos os tempos: Leônidas da Silva. O eterno craque completa, no dia 6 de Setembro, 90 anos de idade.
Sofrendo do Mal de Alzheimer, atualmente o "Diamante Negro" descansa em uma clínica geriátrica nos arredores de São Paulo. Mas suas jogadas continuam imortalizadas em nossas memórias.
Ao mesmo tempo em que celebramos a longevidade de Leônidas, choramos a perda do vértice de um dos trios mais respeitados do futebol brasileiro. Noronha - que, ao lado de Rui e Bauer, formou a mais talentosa e eficiente linha média das décadas de 40 e 50 - faleceu no último mês aos 85 anos. Craque inconteste, ele foi peça fundamental no Rolo Compressor Tricolor que conquistou cinco títulos paulistas(43, 45, 46, 48 e 49) e forjou a imagem do São Paulo como um dos grandes clubes do futebol.
Outros dois craques também enriquecem nossas páginas. O primeiro, Leonardo, campeão da Libertadores e do Mundial pelo clube e agora dirigente do Milan. O segundo, Kaká, a maior revelação que surgiu nos gramados nos últimos anos e agora estrela milanesa numa constelação que já conta com os ex-são-paulinos Cafu e Serginho. Estaremos aqui torcendo para que alcance a realização pessoal e profissional que merece.
Falamos também, neste número, de táticas e estratégias do futebol. Matéria imperdível, para guardar. Boa leitura!
Marcelo Portugal Gouvêa Presidente do São Paulo FC