2003 foi um ano bastante positivo para o São Paulo Futebol Clube. Não conquistamos títulos no futebol profissional, é verdade. Mas demos passos fundamentais para consolidar um trabalho feito com muito profissionalismo e por quem é São-paulino de coração. Seguramente, num futuro próximo, voltaremos a brilhar em torneios de grande expressão.
Depois de uma campaha bastante razoável no Brasileirão, conseguimos colher ótimos frutos. Aliás, a fórmula de pontos corridos, pela qual lutávamos em 2002, mostrou-se eficiente e corroborou nosso pensamento.
Com a terceira colocação assegurada na tabela de classificação do Brasileiro, voltamos ao principal campeonato do continente. Estamos na Libertadores 2004. Essa era uma de nossas principais bandeiras. Agora, com o objetivo alcançado, partimos para a segunda etapa: reforçar nosso plantel para termos condições de brigar pelo título mais cobiçado das Américas. Para isso, contratamos o técnico Cuca, que, junto com os jogadores que aqui estão e outros que chegarão, se encarregará da tarefa.
Além de tudo isso, estabelecemos inúmeras parcerias internacionais. Avançamos no mercado europeu e asiático. Também fechamos acordos para tornar ainda mais competitivos nossos esportes amadores. E fomos felizes. Ganhamos em diversas modalidades. Mais do que isso, vencemos com brilhantismo e agora damos prosseguimento a essa rotina de conquistas, pois 2004 promete. E muito.
Como se percebe, esta nova fase exigirá esforço, empenho e trabalho duro. Continuaremos lutando para deixar o glorioso nome do São Paulo no lugar mais alto. Sempre. Bom ano a todos!
Marcelo Portugal Gouvêa Presidente do São Paulo FC