.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 
Futebol ou Social???

Por LUIZ ANTONIO (luiz-a.cunha@uol.com.br)


Outro dia vi o Citadini falar (com sabedoria, o que não lhe é peculiar), na TV, sobre um problemão que alguns times de futebol carregam nas costas, hoje em dia: As suas respectivas sedes sociais.
Os tres grandes da Capital estão enquadrados.

Sócio reclama à toa. “Não temos isto, não temos aquilo. Deveriam fazer tal e qual”. Paradoxalmente, reclamam da taxa de manutenção geral e também das taxas de usos e práticas. Resultado??? As contas não fecham. O clubes gastam e investem muito mais, na social, do que nelas arrecadam. Aí forma-se um rombo e o rombo tem que ser tampado.

No caso de clubes apenas sociais há poucas saídas. O aumento das taxas é uma. Todavia a falência pela falta de sócios pagantes, é uma possível contingência.
A falta de sócios, pode ser por não terem sido feitas as benfeitorias (ninguém frequenta um local que não lhe possibilita conforto, higiene e práticas esportivas variadas e seguras), ou pela impossibilidade de pagar as necessárias altas taxas.
Há casos em que o poder aquisitivo dos sócios permite-lhes custear o necessário. Neste caso, enquandram-se a Hípica Paulista, o Pinheiros e o Paineiras do Morumbi. Mas também existe, em profusão, os clubes que estão à mingua, sem recurssos e sem frequentadores, como o caso do Tietê.

O pano de fundo deste cenário é o empobrecimento do nosso povo que sabemos, precisa urgentemente de um rápido crescimento da nossa economia. Só assim, para inverter a relação custo/demanda por empregos, podendo reivindicar mais colocações com melhores salários e as empresas, por seu lado, venderem mais, desovando sua pordução por preços menores e como consequência reduzir a índices desprezíveis, a inflação, o que por sua vez, dará aos consumidores mais confiança para fazer compras. Enfim, um círculo virtuoso, ao invés do círculo vicioso que hoje temos. Como não quero falar sobre macro e nem sobre micro economia, aqui, deixo este parágrafo apenas como ilustração.

Os clubes, que nasceram para manter um time de futebol e aderiram ao profissionalismo, construíram sedes sociais com a intenção precípua, de terem um local onde os seus torcedores e adeptos pudessem se reunir, inclusive com suas familias. De início, tudo bem, a arrecadação que estes sócios proporcionavam, cobria as despesas da social e ainda por cima, ajudavam a custear os respectivos grandes times. Mas a coisa se inverteu e hoje, vendem jogadores para cobrir o rombo causado pela social.

No modelo atual destes clubes, as suas diretorias sentem-se reféns dos sócios devido a serem por eles, eleitas. Vejam o pontual exemplo da atualidade sãopaulina. MPG teve uma primeira gestão sem comparação com nenhuma outra, na história da sede social tricolor. Os sócios do SPFC, por uma mensalidade módica, dispõem de inúmeras possibilidades de diversão. Existem obras em toda a extenssão do clube e não foi cobrado um centavo sequer, a mais, dos sócios, por tudo isto. Quem paga a conta? O time, com as vendas de jogadores, cujos nomes não preciso ficar aqui repetindo, certo?

De outro lado, estamos nós, torcedores. Destaca-se o nosse caro amigo João (Maurão) Vitor, que não se cansa de criticar o bom time que termos, além de, com alguma razão, reclamar a ausência de reforços sabidamente necessários. Contratar como? É a pergunnta pertinente.

Bem, há formas de se resolver a questão. Uma delas, é a de aumentar com sãopaulinos, que queiram mais é saber do time (em detrimento da sede), o quadro social. Aqui passamos a correr o risco deste torcedor, tornado sócio, mudar de lado e passar a pedir mais benesses sociais, com menores taxas, do que jogadores de alto nível.

Outra e a meu ver, definitiva, seria uma cisão. A separação definitiva, das duas coisas: Time e clube. Um fica com o estádio/CT, outro com a sede. E cada qual arca com os próprios custos.

O time fomentaria o programa sócio torcedor e viveria desta renda, além do marketing e das bilheterias e cotas de TV. Garanto que poderíamos atender aos mais e fervorosos, mantendo um time à altura das nossas exigências. E os sócios, pagariam o preço das suas solicitações de conforto. Nada mais justo.

Por isto, sou favorável, há muito, desta tese.

Luiz Antonio.


Outras colunas:
- "São" Marcos. Alguém Que Dignifica Uma Profissão
- A decisão
- A escolha errada, do Presidente
- A Minha Análise. O que eu vi. O que eu Sinto.
- COTRIN. De Quem Nunca Me Esqueci.
- GARRINCHA E EU
- JUVENAL JUVÊNCIO, UM ÍCONE TRICOLOR
- MPG x P. Amaral - 4as. de Final do Paulistão
- O Mesquita e a Bahia.
- Um Campeão Pequeno. Um Pequeno Campeão.
- Uma Página Descartável



Outros colunistas:
 
* CONVIDADOS*
rodrigo@tricolormania.com.br
"As tuas glórias vêm do passado"

 
ANDRÉ DOMINGUES
adomingues@grupoassa.com
Resumo da Quarta-Feira

 
 
ANDRÉ LEONI
aleoni22@aol.com
Loucuras por um ingresso em Santa Bárbara D' Oeste

 
ARTUR FREIRE
fuxo@tricolormania.com.br
Eu acredito...

 
 
BABI
babi_tricolor@hotmail.com
Desabafo de uma torcedora tricolor..

 
BORGES
borges@tricolormania.com.br
2x0. Um resultado perigoso...

 
 
CELSO JARDIM
celso.jardim@uol.com.br
Juvenal, qual é a verdade?

 
DARIO CAMPOS
redacao@mauroivan.com.br
Muricy e o "velho papo" ...

 
 
FABIO MORAES
fabiomoraes2001@bol.com.br
A saga são-paulina frente ao Rosário

 
FABRÍCIO COSTA
fabricio.costa@estrategianet.com
Chivas da argentina? Arbitragem brasileira?

 
 
FERNANDA MANZELLA
manzella@uol.com.br
Já se passaram os primeiros 90 minutos

 
LUIZ ANTONIO
luiz-a.cunha@uol.com.br
A decisão

 
 
MARCELO DELLA BARBA
anaplo@bol.com.br
1931

 
MARCELO IKEDA
marceloikeda@uol.com.br
“UMA NOITE MILAGROSA”

 
 
PAULO PONTES
tricolornaweb@tricolornaweb.com.br
Esquecendo a Libertadores

 
RAFAEL COLLACHIO
rafael@palpiteiros.com
E O CAMPENATO ACABOU

 
 
THIAGO SANCHEZ
thiagosanchez@uol.com.br
Voltamos

 
VÍRUS
virusclubber@hotmail.com
1,2,3 - O desempregado da vez...

 
Digite o conteúdo a ser buscado nas colunas do site:
• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial