Por ANILSON (anilson@uol.com.br)
Conforme prometi há algum tempo vou falar sobre o esquema tático 3-5-2 e o sistema de 3 zagueiros, é isso mesmo, existem os dois e são bem diferentes um do outro.
O esquema tático 3-5-2 ainda é usado por muitas equipes no mundo inteiro, principalmente na Europa, se bem que por lá o 4-3-3 vem ganhando cada vez mais espaço.
No Brasil existe uma aversão natural a esse sistema, muitos o associam, erradamente diga-se, a retranca, o que não é o correto. Isso ocorre porque a maioria dos técnicos brasileiros usa o esquema de 3 zagueiros que é confundido com o esquema 3-5-2.
Vou explicar a diferença começando pelo 3-5-2.
No esquema 3-5-2 joga-se normalmente com 2 zagueiros de cada lado e 1 libero, que é aquele jogador que quando o time esta se defendendo joga na sobra dos zagueiros e quando o time ataca ele tem liberdade pra apoiar, daí a denominação de libero.No 3-5-2 os laterais são alas, ou seja, atuam do meio campo pra frente.
No meio campo acontece o seguinte se o time tiver libero ele joga com 2 volantes de contenção, caso jogue com o 3 zagueiros fixos usa-se apenas 1 volante, o que é raro. Dificilmente uma equipe que usa esse sistema abre mão do libero. Algumas equipes, mais ousadas, usam o libero e apenas 1 volante de contenção, fica um pouco exposta, mas superofensiva, só que ai ela precisa usar a marcação sob pressão, no campo do adversário.
O que convenhamos é difícil fazer o jogo inteiro, tem que ter muito preparo físico, talvez seja por isso que poucos joguem dessa maneira.
E na frente tem 2 meias ou 1 de acordo com os zagueiros e os 2 atacantes. Outra característica do 3-5-2 é a marcação que é homem a homem e sob pressão na frente.
Esse esquema é usado no mundo inteiro pro ataque, pra ser usado de maneira ofensiva e funciona.
E o sistema de 3 zagueiros? Bom isso ai é uma invenção de alguns técnicos medrosos do futebol brasileiro, que acham que o esquema 3-5-2 é defensivo.
Funciona assim: a equipe quer se defender então ela coloca 3 zagueiros de verdade fixos, sem libero, 2 laterais e não alas, 2 volantes de contenção, quando não 3 vide, Rojas/Milton Cruz no SPFC, 1 meia ou 2 dependendo e os 2 atacantes.
Na pratica funciona como 5-3-2 ou 6-2-2 em alguns casos, ou seja, não é 3-5-2, um absurdo.
Fora isso ainda acontecem algumas coisas absurdas durante a partida tipo marcar por zona ou fazer linha de impedimento com 3 zagueiros vide, Rojas/Milton Cruz no SPFC, outra vez.
Graças a isso que o esquema 3-5-2 ganhou essa fama de sistema retranqueiro e a imprensa colabora pra isso, vejo “analistas” dizerem: “não gosto do 3-5-2”, quando na verdade é sistema de 3 zagueiros. Um absurdo.
Deveriam explicar as diferenças entre os 2 sistemas. E não simplesmente dar uma respostas evasivas.
Em breve falarei do meu sistema predileto que é o 4-3-3 e das besteiras que os treinadores brasileiros fazem quando colocam o time pra atacar usando o 4-4-2 que é na realidade um sistema defensivo. Por hoje é só.
Abraços a todos
(Anilson Pereira é profissional da área da informática e autor de textos sobre esportes)
- "As tuas glórias vêm do passado"
- "O dia de um sãopaulino"
- “Deus no Céu e o São Paulo na Terra”
- A lei Pelé
- A moeda que caiu em pé
- A venda de Ricardinho
- Começa hoje a temporada para o São Paulo
- De grão em grão
- Decadência Crônica - 19/10/03 -
- Justiça a Gustavo Nery
- Para uma grande Família
- Sem recursos
- VOLTANDO ÁS RAÍZES
|