.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 
Três clubes conquistam as torcidas no país do futebol

Por CELSO JARDIM (celso.jardim@uol.com.br)


Os números dos institutos de pesquisa apontam há algum tempo a preferência dos torcedores de futebol. Flamengo, Corinthians e São Paulo, estão entre os três primeiros colocados nos mais diversos levantamentos e dados estatísticos

Nos mais diferentes públicos pesquisados os três times estão na ponta. Em levantamento realizado no ano passado, o Flamengo é o clube com mais torcida no país seguido pelo Corinthians e pelo hexacampeão brasileiro, o São Paulo.

Muitos analistas, torcedores, procuram achar explicações para descobrirem como os lideres das pesquisas conseguem ter destaque entre dezenas de clubes espalhados pelo país. Não posso fugir a regra e sabemos que muitos fatores contribuem.

No futebol há algumas décadas, antes de 70, vivia-se do eixo Rio-São Paulo, e os outros estados acompanhavam pela TV os grandes clássicos, as redes transmissoras e as afiliadas passavam direto para o norte, nordeste, e centro-oeste, o campeonato carioca.

O Flamengo maior vencedor dos campeonatos estaduais e um dos mais antigos do Brasil com 113 anos de fundação sempre estava nas finais e atraia admiradores. Além do Rio de Janeiro ser a capital do samba, onde composições de musicas ressaltando o time são cantadas em todos os cantos.

Alô Realengo, aquele abraço, Alô torcida do Flamengo, aquele abraço, só para lembrar uma, aliados a falta de grandes times no norte e nordeste fez com que a torcida de outros clubes seja maior que as do próprio estado, como indica a pesquisa do Datafolha.

O Bahia é o líder isolado entre os moradores de Salvador, com 40% das preferências, 18 pontos à frente do Vitória, que atinge 22%. No Estado, porém, o Bahia fica com 16%, disputando a preferência com o Flamengo, que chega a 21%. O Vitória é o time declarado de 8% dos baianos, são-paulinos e corintianos também estão na casa de 7%.

Entre os cearenses, o Flamengo atinge 17%. Fortaleza e Ceará chegam aos 8%, cada, percentual idêntico ao dos que citam o São Paulo, também com 8% e o Corinthians 7%. A disputa dos times paulistas pela simpatia dos torcedores de outros estados, com os cariocas Flamengo e Vasco, começou a esquentar depois do primeiro campeonato brasileiro em 1971, que passou a ser o campeonato mostrado pelas redes de TV.

O São Paulo é o clube mais novo, entre os três colocados no topo das pesquisas, (fundado 40 anos depois do Flamengo, 25 depois do Corinthians) começou a ganhar mais espaço principalmente entre os torcedores jovens e de diversas regiões nos últimos 30 anos, com as conquistas de vários títulos nesse período.

Os moradores do Estado de São Paulo o percentual dos que declaram o Corinthians como time de preferência oscilou dois pontos para baixo, de 31% para 29%, enquanto a taxa dos que torcem para o São Paulo oscilou dois pontos para cima de 19% para 21%. Assim, o tricolor paulista obtém a maior taxa desde 2000.

Entre os que moram na capital paulista, o Corinthians, tem 29% e os que declaram torcer para o São Paulo atinge a casa de 21%. Em seguida aparecem os torcedores do Palmeiras, 13% e Santos, 5%. Hoje a soma das torcidas alviverde e santista não atinge a do tricolor na capital paulista.
O São Paulo em um passado não muito distante era considerado o time da elite, o que os números desmentem, e comprova que esse rótulo não existe mais, como os dados da pesquisa Datafolha de 2008 mostra que a torcida do São Paulo é fácil, a segunda em regiões mais periféricas da capital paulista.

No Extremo Sul da cidade são 25,5% tricolores contra 28,9% do Corinthians e ainda 14,1% do Palmeiras. Já no Extremo da Zona Leste o time tricolor tem a preferência de 20,8%, os corintianos chegam a 36,5% e os palmeirenses são 11,9%. Mais dois dados estatísticos aparecem como novidade.
Na primeira pesquisa feita com assinantes de TV por assinatura neste ano, Flamengo, Corinthians e São Paulo, respectivamente os times com as três maiores torcidas do país, também lideram o levantamento do PPV. Enquanto os cariocas aparecem em primeiro, com 13,84% da preferência, o clube alvinegro é o segundo (9,77%) e o tricolor paulista o terceiro (9,21%).

O sistema de venda de jogos é uma fonte de receita com muito potencial de crescimento, segundo os executivos do Clube dos 13. Tanto que, a partir deste ano, os times mais queridos receberão percentuais do contrato conforme a adesão de sua torcida aos pacotes do pay-per-view.

Outro levantamento inédito realizado pelo Datafolha mostra a preferência entre jovens torcedores, crianças entre quatro e doze anos, em 1º lugar o Flamengo, 23%, seguido pelo São Paulo, com 11% e em terceiro lugar, Corinthians, 10%. Vasco, Palmeiras e Grêmio empatados com 5%. E ainda aparecem, Botafogo, Santos, Cruzeiro com 3%.

Ao ver os jogos pela TV do brasileirão, os três clubes geralmente dividem as arquibancadas com a torcida local, não é por acaso que vimos o São Paulo ter uma torcida igual ou maior em vários jogos disputados em outros estados nos campeonatos brasileiros dos últimos anos.

Não é por acaso, segundo estáticas, que os três grandes clubes Flamengo, Corinthians e São Paulo, disputam as arquibancadas no país inteiro, mostrados pelas telas nos jogos do brasileirão, se somados já têm simpatia de quase a metade das apaixonadas torcidas por futebol em todos os cantos do país.


Outras colunas:
- Ao 'mestre' com carinho
- A banda pode mudar de nome
- A Conquista das 4 Coroas
- A história do clube, a grande parceria do São Paulo
- As estrelas sem luz não brilham
- Juvenal, qual é a verdade?
- Made in S.P.F.C. Brazil
- O “Pibe D’Oro” precisa crescer
- O 2º turno, entre o abismo e o Japão
- O inimigo dorme ao lado
- O presidente mexeu com a camisa
- O Time está com a cabeça enfaixada
- Protesto, 1.500 é muito pouco
- Qual o número da camisa?
- São Paulo busca novos recordes em 2007
- São Paulo faz história na seleção brasileira
- Todos querem ultrapassar o soberano
- Torcida do SPFC consolida posição



Outros colunistas:
 
* CONVIDADOS*
rodrigo@tricolormania.com.br
"As tuas glórias vêm do passado"

 
ANDRÉ DOMINGUES
adomingues@grupoassa.com
Resumo da Quarta-Feira

 
 
ANDRÉ LEONI
aleoni22@aol.com
Loucuras por um ingresso em Santa Bárbara D' Oeste

 
ARTUR FREIRE
fuxo@tricolormania.com.br
Eu acredito...

 
 
BABI
babi_tricolor@hotmail.com
Desabafo de uma torcedora tricolor..

 
BORGES
borges@tricolormania.com.br
2x0. Um resultado perigoso...

 
 
CELSO JARDIM
celso.jardim@uol.com.br
Juvenal, qual é a verdade?

 
DARIO CAMPOS
redacao@mauroivan.com.br
Muricy e o "velho papo" ...

 
 
FABIO MORAES
fabiomoraes2001@bol.com.br
A saga são-paulina frente ao Rosário

 
FABRÍCIO COSTA
fabricio.costa@estrategianet.com
Chivas da argentina? Arbitragem brasileira?

 
 
FERNANDA MANZELLA
manzella@uol.com.br
Já se passaram os primeiros 90 minutos

 
LUIZ ANTONIO
luiz-a.cunha@uol.com.br
A decisão

 
 
MARCELO DELLA BARBA
anaplo@bol.com.br
1931

 
MARCELO IKEDA
marceloikeda@uol.com.br
“UMA NOITE MILAGROSA”

 
 
PAULO PONTES
tricolornaweb@tricolornaweb.com.br
Esquecendo a Libertadores

 
RAFAEL COLLACHIO
rafael@palpiteiros.com
E O CAMPENATO ACABOU

 
 
THIAGO SANCHEZ
thiagosanchez@uol.com.br
Voltamos

 
VÍRUS
virusclubber@hotmail.com
1,2,3 - O desempregado da vez...

 
Digite o conteúdo a ser buscado nas colunas do site:
• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial