.
   :: História
   :: Títulos
   :: Símbolos
   :: Ídolos
   :: Esportes Amadores
   :: Lendas
 
   .: Patacoadas
   .: Entrevistas
   .: Downloads
   .: Links
   .: Charges
 
   .: A 3ª Maior do Brasil
   .: Pesquisas
   .: Feminino
   .: Mirim
   .: Famosos
   .: Eventos
   ::  Organizadas
 
 
 
 
 
O QUE FALTA AO SÃO PAULO

Por DARIO CAMPOS (redacao@mauroivan.com.br)


Nova crise, novos problemas, perda do técnico, da força, da identidade. E novamente vem a pergunta: o que falta ao São Paulo?

Ora, falta DIRETORIA, faltam homens cuja dedicação ao São Paulo não se limite à retórica que esconde as piores intenções.

Entenda-se: gente competente, honesta, ativa, envolvida com a história do São Paulo (não pelo sobrenome ou pelo tempo de clube, mas pelas atitudes).

Dirigentes que tenham ambição de glória, de títulos, que queiram fazer o São Paulo, novamente, grande. Não aquela ambição que diz respeito à cumplicidade com empresários, visando a participação na venda de nossos jogadores.

Falta um departamento de planejamento e marketing que não se limite a ser cabide de empregos e área estratégica para a obtenção de vantagens políticas. Uma equipe - própria ou terceirizada - que passe o ano criando planos de ação para fortalecer a marca São Paulo Futebol Clube dentro e fora do Brasil, para atrair investidores fortes, que virão quando sentirem que o São Paulo está criando um plano sólido de crescimento, de valorização de seus jogadores (estipulando, por exemplo, uma escala de valores mínimos para a negociação de atletas para o exterior). Que virá quando enxergar o interesse na conquista de títulos, elemento essencial para manter e fazer crescer a torcida e, assim, obter receitas efetivas da melhor negociação de direitos de transmissão, da venda de material esportivo e de centenas de outros produtos licenciados.
Gente que colocará dinheiro no São Paulo se o clube oferecer um plano sério e perspectivas reais de modernizar e explorar espaços de comércio e serviços criados no Morumbi, transformando-o em um grande complexo de múltipla utilidade, em vez de um monstro de concreto deficitário que, de tão maltratado, nem bem atrai mais os grandes eventos musicais e religiosos que já atraiu outrora.

Faltam dirigentes que olhem para o entorno do Morumbi, aquele aglomerado de terrenos baldios e calçadas quebradas e sujas e sinta vergonha, em vez de demonstrar total indiferença. E, sendo assim, que estude ações junto à Prefeitura e a potenciais parceiros de negócios (empresas) para adquirir aquelas áreas, modernizá-las, criar infra-estrutura para a instalação de:

- estacionamentos pagos que podem ser explorados nos dias de jogos e durante a semana, com vagas disponíveis a quem trabalha na região;

- quiosques para lanchonetes com estabelecimentos credenciados e controle sanitário, com produtos qualificados a preços tabelados, da mesma forma abertos a semana inteira;

- quiosques para a venda de produtos licenciados do São Paulo - postos avançados da loja oficial - sumindo com os camelôs que descaradamente vendem pirataria nas barbas de nossos ineptos dirigentes. O próprio clube e a empresa que fabrica seu material esportivo podem criar linhas populares, com material mais simples, para tornar acessível aos torcedores menos abastados a compra de uma camisa, de um abrigo, de uma lembrança do São Paulo

- publicidade bem-feita e promoções criteriosas, em vez das patéticas iniciativas de nosso lamentável departamento de marketing. Carnês para o ano inteiro, com escalas de desconto, de acordo com a quantidade de bilhetes comprados. Visitas monitoradas com a participação de ídolos e atletas da ativa, não de uma forma aleatória, mas como parte de uma programação estipulada em calendário, com a inclusão de um programa atrelado a pacotes turísticos, alinhavados com operadoras e oferecidos a famílias e empresários que vem a São Paulo (de outras cidades, estados e países). Não, não somos uma cidade turística convencional, mas só o turismo de negócios nos faz tão grandes no setor (ou maiores) que o Rio de Janeiro ou a Bahia.
Nenhum clube se esforça para fazer do futebol um programa de turismo, até porque a estrutura oferecida nos estádios é vexatória. Podemos tomar as duas iniciativas: fazer de nosso estádio um complexo estruturado e criar no Brasil o turismo esportivo, como os americanos fazem com a NFL e a NBA, como os grandes clubes europeus de futebol fazem, criando uma fonte de receita permanente.

Não, não é simples, exige trabalho e investimento, mas um planejamento bem assessorado e SERIEDADE certamente poderão trazer os recursos de empresas dispostas a explorar comercial e institucionalmente o enorme potencial de um clube, uma marca e uma paixão como o São Paulo, de uma praça como o Morumbi.

A execução de um projeto dessa envergadura pode durar 4, 5 anos, sua completa implantação pode chegar a quase uma década. Mas o dinheiro não sairia dos cofres do clube e, ao final da implantação, os resultados mais do que compensariam e tornariam o São Paulo vanguarda na América do Sul e referência mundial. Estádios cheios, um time sempre forte, cotas de transmissão valorizadas para o Brasil e o exterior, atletas negociados a valores muito superiores às ridículas quantias pelas quais "entregamos" nossos ídolos, uma receita agregada gigantesca advinda das vendas massificados de produtos licenciados, dentro e fora do Brasil (incluindo kits via Internet, anunciados em partidas do São Paulo transmitidas para outros países).
Será tão difícil se debruçar e trabalhar com vontade efetiva sobre um plano de ação que poderia mudar a realidade do São Paulo. Um time cuja torcida é maior que a de muitos países, conhecido e respeitado em todo o continente, na Europa (um dos maiores exportadores de jogadores para times europeus) e na Ásia (onde conquistamos dois Mundiais e temos admiradores e torcedores)?

Sim, é algo trabalhoso, complexo, exige suor, inteligência administrativa, capacidade de articulação, estudos detalhados de mercado, para definir cada etapa de atuação e convencer os investidores da viabilidade do projeto. Mas, com integridade, com ousadia e o real interesse de se esforçar pelo São Paulo - e não o excuso interesse de explórá-lo, aproveitando-se das brechas ensejadas pela estrutura amadorística e corrupta do futebol brasileiro - pode-se fazer muito. Pode-se fazer o São Paulo maior do que todos.

Pode-se fazer história.


Outras colunas:
- "Fanfarra para o homem comum (2007)"
- Em breve...
- Fanfarra para o Homem Comum
- LEÃO SE VAI E, COM ELE, A ESPERANÇA DE VOLTARMOS A SER GRANDES
- Maria Helena
- MOVIMENTO FICA LUGANO !!!!!
- Muricy e o "velho papo" ...
- Muricy e o "velho papo"...
- Não Tenho o Direito ...
- O medo alimenta a paixão
- Os Músculos de Aquiles
- SÃO PAULO F.C.: UM CADÁVER NOS BASTIDORES
- Silêncio...
- Todas as palavras desaparecem... restam apenas quatro
- Um Agradecimento à Lusa
- Um Dia para Ser Lembrado Eternamente
- Um Segundo Suspenso no Tempo
- YOU´LL NEVER WALK ALONE



Outros colunistas:
 
* CONVIDADOS*
rodrigo@tricolormania.com.br
"As tuas glórias vêm do passado"

 
ANDRÉ DOMINGUES
adomingues@grupoassa.com
Resumo da Quarta-Feira

 
 
ANDRÉ LEONI
aleoni22@aol.com
Loucuras por um ingresso em Santa Bárbara D' Oeste

 
ARTUR FREIRE
fuxo@tricolormania.com.br
Eu acredito...

 
 
BABI
babi_tricolor@hotmail.com
Desabafo de uma torcedora tricolor..

 
BORGES
borges@tricolormania.com.br
2x0. Um resultado perigoso...

 
 
CELSO JARDIM
celso.jardim@uol.com.br
Juvenal, qual é a verdade?

 
DARIO CAMPOS
redacao@mauroivan.com.br
Muricy e o "velho papo" ...

 
 
FABIO MORAES
fabiomoraes2001@bol.com.br
A saga são-paulina frente ao Rosário

 
FABRÍCIO COSTA
fabricio.costa@estrategianet.com
Chivas da argentina? Arbitragem brasileira?

 
 
FERNANDA MANZELLA
manzella@uol.com.br
Já se passaram os primeiros 90 minutos

 
LUIZ ANTONIO
luiz-a.cunha@uol.com.br
A decisão

 
 
MARCELO DELLA BARBA
anaplo@bol.com.br
1931

 
MARCELO IKEDA
marceloikeda@uol.com.br
“UMA NOITE MILAGROSA”

 
 
PAULO PONTES
tricolornaweb@tricolornaweb.com.br
Esquecendo a Libertadores

 
RAFAEL COLLACHIO
rafael@palpiteiros.com
E O CAMPENATO ACABOU

 
 
THIAGO SANCHEZ
thiagosanchez@uol.com.br
Voltamos

 
VÍRUS
virusclubber@hotmail.com
1,2,3 - O desempregado da vez...

 
Digite o conteúdo a ser buscado nas colunas do site:
• Copyright 2003 - Todos os direitos reservados a Tricolormania •
   :: Patrimônio
   :: Elenco
   .: Tabelas
   .: Notícias
   .: Voz do Presidente
   .: Fotos Exclusivas
   .: Vídeos Exclusivos
   .: Gesp
 
   .: Quem Somos
   .: Ideais
   .: Manifestos
   .: Equipe
   .: Juris-Tricolor
   .: Ação Social
   .: Loja Virtual
   .: Página Inicial